Portes grátis para compras superiores a 60€

Home Office: A minha realidade, as minhas regas de ouro!

Hoje em dia a casa deixou de ser apenas o lugar fisico onde habitamos e vivemos para passar a ser também o escritório de muitos profissionais.

Já existem milhares de artigos escritos sobre esta mudança e sobre os hábitos a adotar para ter uma vida equilibrada a nível profissional e pessoal. Por isso decidi, em vez de “dar chá” sobre a temática, escrever na primeira pessoa sobre a minha realidade e as minhas regras de ouro.

A minha Realidade, as minhas regras de ouro!

Como sabem sou fundadora e gestora criativa do Studio Alegriia e trabalho por conta própria.

No artigo “Viva Alegriia!” explico como este o projeto iniciou. Desde aí já passou um ano e meio! O tempo voa. E é precisamente pelo tempo voar que devemos aproveitá-lo ao máximo: nos momentos de lazer, nos momentos de convívio e também nos momentos de trabalho!

Para mim foi um desafio começar a trabalhar sozinha, pois durante a minha vida profissional sempre estive rodeada de pessoas. Tive que me adaptar a um novo ambiente de trabalho, criar novos métodos de gestão do meu tempo, reorganizar o meu dia-a-dia conjugando a vida profissional com a pessoal. Basicamente reeducar-me física e psicologicamente para esta nova realidade. Hoje vou deixar algumas das minhas “regras de ouro” para uma vida profissional e pessoal equilibrada. Afinal não é tão fácil como parece trabalhar a partir de casa!

1. Manter a rotina Matinal como se tivesse que picar o ponto!

Viver e trabalhar dentro das mesmas 4 paredes, 5 dias por semana, exige uma grande organização a nível pessoal. É mais fácil dar-nos a preguiça: querer ficar na cama mais uns minutos, sentar no sofá a ver um filme, entre outras preguiças! Porém arranjei os meus mecanismos de sobrevivência a esta auto-pressão psicológica do “Estou em casa, não devo explicações a ninguém, por isso…”.

Todos os dias me levanto cedo. Arranjo-me tal e qual como se fosse sair de casa. Tomo o meu pequeno almoço às 8h15.

Às 9h00 estou pronta e concentrada para começar a trabalhar!

2. Preparar a semana ao fim-de-semana…É chato mas poupa-me imenso tempo!

Conjugar a vida profissional com a pessoal é um desafio quando se trabalha a partir de casa. Existe sempre alguma coisa para fazer em casa: lavar roupa, cozinhar, limpar, entre outras tarefas. As obrigações profissionais também não dão tréguas!

É importante organizar o nosso dia-a-dia de forma a não tirar tempo de trabalho para realizar tarefas de casa e vice-versa.

Todos os fim-de-semanas organizo as refeições semanais. Para as refeições principais tenho sempre sopa feita e os legumes lavados e preparados. Esta regra de ouro poupa-me imenso tempo na cozinha durante a semana.

Todos os outros afazeres caseiros, sempre que possível, faço no final de cada dia.

3. A agenda, as listas e os Blocos de notas são os Meus maiores aliados na concretização de objetivos!

Gerir um negócio online tem a sua exigência. A organização é fundamental! Existe imensa coisa para fazer e organizar mensalmente.

A minha querida agenda!

Na última semana de cada mês costumo organizar, planear e traçar objetivos para o mês seguinte. O planeamento mensal não invalida a organização semanal, antes pelo contrário ajuda-nos a não nos desviarmos dos objetivos. Por isso todas as sextas tiro uns minutos para fazer um balanço da semana e programar a semana seguinte.

Ao meu lado tenho sempre a agenda com a lista das tarefas do dia. Adoro colocar um visto nas tarefas quando as termino. Sinto que concretizei o meu objetivo cada vez que o faço… Manias!

Os Blocos de Notas… Às vezes são melhores que memofante!

Alguma vez tiveram uma ideia “flash” ou viram algo que quisessem rever com mais atenção ou fazer mais tarde? Por exemplo uma receita, um artigo interessante, uma loja ou produto, entre outros?

A mim acontece-me constantemente ter ideias de temas interessantes para publicações nas redes sociais, um assunto bom para de blog ou mesmo barrar com novos parceiros, fornecedores ou produtos.

Um bloco de notas e uma caneta são ótimos companheiros. Trago-os sempre comigo! Neles aponto todas as ideias e também as urgências que vão aparecendo. É claro que, para os mais tecnológicos, existe o bloco de notas no telemóvel. Neste aspecto sou “Old Fashion”.

Há sempre tempo para o Mini Break… café ou chá? um snack por favor!

Saber gerir o tempo é crucial para sermos produtivos. Por isso incluo sempre uma pausa de manhã e à tarde no meu dia-a-dia.

“Inspirar, expirar e não pirar!” é o que faço muitas vezes! Como? Aproveito para trincar alguma coisa ou simplesmente beber um cafe ou chá, enquanto ligo à família ou amigos a saber se está tudo bem! Estes 15-20 minutos são ótimos para recarregar energias!

4. O Fim-de-semana é sagrado para a manter a saúde mental!

Esta é a última regra e a melhor! Fim-de-semana, para mim, é super, hiper e mega sagrado par manter o meu equilíbrio psicológico.

Se por um lado gosto muito da minha atividade profissional, por outro também sou bastante adepta de ter tempo para mim e para os meus!

Sempre que há eventos não dá para ter este mimo chamado fim-de-semana! Porém tento sempre encontrar uma forma de equilibrar com uma manha ou tarde de folga. Afinal todos merecem um dia de descanso para espairecer e fazer o que gostam!

Sempre que possível, porque o nosso governo nos tem imposto algumas restrições, vou visitar os familiares: pais e avós.

Esticar os músculos e passear com o marido também é algo que faço todos os fim-de-semana. Gosto de apanhar ar puro e fresco, visitar e ouvir o mar, comer uma gulodice e à noite ver um bom filme com direito a pipocas… Coisas que me entretêm!

Esta é a minha experiência. Ainda tenho muito para melhorar. O caminho faz-se caminhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Contact

Sem produtos no carrinho.